[Resenha] A Cidade Sinistra dos Corvos - Lemony Snicket

Título: A Cidade Sinistra dos Corvos
Série: Desventuras em Série
Autor: Lemony Snicket
Páginas: 232
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: 2003
Nota: 3/5
Skoob
Os irmãos Baudelaire não conseguem acreditar no que lêem na primeira página do jornal.
Uma reportagem informa que o pérfido conde Olaf raptou não apenas os irmãos Duncan e Isadora Quagmire, mas também Esmé Squalor. O texto não poderia ser mais enganoso - Esmé tinha sido tutora das crianças recentemente, e os Baudelaire sabem muito bem que ela e o conde Olaf são aliados num plano maligno para se apropriar da fortuna das três crianças.
Violet, catorze anos, é a mais velha dos irmãos Baudelaire, os órfãos mais desafortunados do mundo. Klaus, o irmão do meio, tem treze anos e já leu mais livros do que qualquer criança de sua idade. Sunny, a mais nova, é um bebê pouco maior do que uma melancia.
Assim como os irmãos Duncan e Isadora, as crianças Baudelaire perderam os pais num incêndio, e a amizade com os Quagmire era praticamente o único acontecimento feliz que havia acontecido nas suas vidas desde que ficaram órfãos.
"Por um momento, com todo aquele ar passando por eles velozmente, os órfãos Baudelaire sentiram-se como se também eles pudessem alçar voo pelo ar, para longe do conde Olaf e de todos os seus problemas, e juntar-se ao círculo de corvos no céu do anoitecer."

Vemos nesse livro que os órfãos Baudelaire finalmente parecem estar livres do conde Olaf, mas não se engane, ele pode não aparecer a todo momento, mas um de seus cúmplices está ali desde quando as crianças chegam a C.S.C - a cidade denominada Cuidadores Solitários de Corvídeos - a nova tutora dos órfãos, porque vemos desde o início que eles acreditam que é preciso uma cidade inteira para educar uma criança.

Mas aos poucos vemos que os moradores da cidade estão pouco se importando com as crianças, eles não querem ser responsáveis por elas, e a todo momento os órfãos ficam aos cuidados de Hector - o faz tudo da cidade e a única pessoa que parece de fato se interessar pelo bem estar das crianças -, enquanto os outros moradores da cidade só se preocuam em passar várias tarefas absurdas que esperam que as crianças cumpram.

Além de tudo isso a cidade de C.S.C. é repleta de regras absurdas, e parece que os próprios moradores não conhecem todas, só aquelas que lhes interessam, por isso muitas vezes eles mesmos acabam quebrando alguma, mas ninguém parece conhecer a fundo todas a ponto de se lembrarem.

Mas uma vez vemos que a pessoa responsável pelas crianças não é de muita ajuda, afinal, Hector se sente intimidado pelo Conselho dos Anciãos e não consegue falar nada na presença dessas pessoas, mesmo em momentos que sejam extremamente necessário.

O ponto positivo desse livro é que finalmente os irmãos conseguem libertar ser amigos so trigêmeos Quagmire, mesmo que eles fiquem pouco tempo com os amigos já que algumas coisas acontecem e os impedem de sairem da cidade juntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design