[Resenha] Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco Jovens Leitores
Lançamento: 2010
Nota: 4/5
Skoob
Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países.
A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte.
Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.
Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre.
Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?
"E, em algum lugar recôndito dentro de mim, eu a odiava pela sua fraqueza, por sua negligência, pelos meses que ela nos obrigara a suportar."

Os Jogos Vorazes, evento anual é uma forma da Capital punir os distritos por um levante feito a alguns anos, a forma que eles tem de lembrar aos distritos 'quem manda'. O garoto e a garota que participam desse evento - até a morte - são escolhidos através de um sorteio, e a arena onde acontecem os jogos é comandada pela alta tecnologia da Capital. As inscrições para os jogos podem proposrcionar uma forma de sustento maior para quem se inscreve, e é comum ver que algumas pessoas já se inscreveram muitas vezes.

A protagonista do livro Katniss Everdeen é uma moradora do distrito 12 e trabalha para ajudar no sustento de sua família, principalmente após a morte de seu pai. Katniss tem 16 anos, mas é a principal resonsável por colocar comida na mesa da família Everdeen, e tudo com o que ela se preocupa é a segurança de sua irmã Prim.

No dia da colheita - dia em que são escolhidos os tributos - todos os moradores do distrito estão reunidos vendo o sorteio, Peeta Mellark é o representando masculino do sitrito, mas no sorteio o nome de Prim sai, Katniss não pensa duas vezes e se oferece para tomar o lugar de sua irmã mais nova - que não conseguiria sobreviver aos jogos.

Peeta e Katniss deveriam lutar - não só entre si, mas também com os outros tributos - para que só um sobrevivesse, mas durante os eventos do jogo, vemos que algumas regras são mudadas e eles acabam se conhecendo de forma mais profunda e resolvem se ajudar para sobreviverem.

O casal do distrito 12 ganah os jogos, o que aos olhos da Capital é visto como um sinal de rebelião, e o presidente Snow se revolta enquantouma guerra começa a ser declarada. As pessoas nos distritos e na Capital começam a ver Katniss como a líder da revolução, o tordo.

No livro vemos um governo opressor que pouco se importa com o fato de transformarem crianças em assassinos. Vemos uma desigualdade social gritante, não só entre a capital e os distritos, como também entre cada um dos distritos, onde os com melhores condições tem crianças que treinam a vida toda torcendo para participarem dos Jogos, enquanto nos distritos mais simples as pessoas sofrem e o fazem por falta de opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design