[Resenha] Em Chamas - Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 416
Editora: Rocco Jovens Leitores
Lançamento: 2011
Nota: 4/5
Skoob
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem.
Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real.
Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população.
Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
"No aniversário septuagésimo quinto, como um lembrete para os rebeldes, que mesmo o mais forte entre eles não pode vencer o poder do Capitol, os tributos masculinos e femininos serão colhidos a partir de seus vencedores existentes."

Vemos nesse livro que vencer os Jogos Vorazes, diferente da maioria dos vitoriosos anteriores, isso não foi sinônimo de tranquilidade para Katniss e Peeta.

O presidente Snow não aceitou bem a idéia de que a Capital foi ridicularizada quando os dois ganharam os jogos, ele não acredita na 'propaganda' de que tudo aquilo não passou de 'um ato de amor' por parte de Peeta, as atitudes de Katniss dentro da arena estimularam as pessoas a irem contra o que a capital faz, e começou a gerar uma rebelião.

Como forma de tentar controlar o que está acontecendo, algumas regras são mudadas, e os novos competidores do Massacre Quaternário - uma edição especial dos Jogos Vorazes com regras piores - serão escolhidos entre os vitoriosos anteriores, para muitos existem chances de não serem os novos escolhidos, mas para Katniss, ela sabe que é a nova competidora, afinal, é a única vitoriosa do sexo feminino de seu distrito.

Agora é mais complicado, é preciso ter aliados, mas também tomar cuidado ao escolhê-los, afinal, a acompetição será feita entre 24 competidores experientes. É fácil perceber quanto Katniss e Peeta amadureceram com relação ao livro anterior e como a Capital continua a manipular os participantes.

A vitória do casal mais querido da Capital não é vista com os mesmos olhos por quem comanda, as pessoas estão procurando uma forma melhor de acabar com a ameaça da rebelião sem que todos percebam que isso signifique assassinato para todos.

Temos a chegada de novos persoangens que vão se tornar importantes para a trama a fim de ajudar os protagonistas em toda essa jornada, é impossível não se encantar com alguns deles como Finick que é cativante de uma forma engraçada que faz querer conhecer mais a fundo esse personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design