[CINEMA] Efeitos especiais

Você já parou para pensar como são feitos os efeitos especiais dos filmes? 

Resultado de imagem para gif abertura de filme

Nos dias de hoje temos a "facilidade" da tecnologia, digo "facilidade" pois é um trabalho difícil mesmo assim não é menos trabalhoso como era antigamente, hoje com um computador é possível realizar muitos trabalhos legais e interessantes. 

O nascimento dos efeitos especiais aconteceu no século 20, no incio foi considerado mágica e ilusionismo. O francês George Méliès foi o pai da arte, pois ele começou usando miniaturas mecânicas fundos pintados e diversas exposições para iludir os espectadores, para quem não conhece pode conferir um pouco da história deste grande artista no filme A Invenção de Hugo Cabret, este filme é mais moderno e a história não é totalmente focada em George, porém é possível entender um pouco, fora este filme existe diversos filmes do próprio Méliès.

Ele foi o criador de uma técnica hoje muito conhecida chamada de Stop Motion, Tudo começou em 1895, quando George assistiu a primeira projeção cinematográfica. O mágico montou sua primeira câmera e com ela criou a técnica, não foi nada planejado tudo aconteceu como um acidente, quando Méliès filmava em Paris sua câmera travou de repente, enquanto tentava concertar o movimento da rua continuava e quando ele foi conferir as gravações percebeu que o corte repentino deu a impressão que os carros transformaram-se em cavalos e os homens em mulheres, empolgado com aquele feito o mágico montou no jardim de sua casa o primeiro estúdio da história de efeitos especiais. 

Imagem relacionada

Hoje em dia dificilmente existirá filmes sem efeitos ou SFX/FX, como são abreviados, é considerado efeitos especiais vapor, chuva, fumaça, efeitos físicos como objetos se quebrando, rompendo, explosões, efeitos químicos, pirotécnicos até chegar no efeito digital que pode reunir boa parte dos itens anteriores, foi a partir disto que descrevi que hoje temos "facilidade" para estes efeitos mas no inicio não era nada fácil, separei alguns gifs que descreve um pouco desta dificuldade, mostrando como era interessante e diferente no inicio. 


Você nunca imaginaria um colchão logo abaixo do ator, e  pode ver também como o posicionamento da câmera faz toda a diferença ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design