[Personagem da Vez] Lorelai Gilmore

Com o dia das mães chegando é impossível não pensar em uma das personagens que se mostrou uma mãezona durante as sete temporadas da série Gilmore Girls.


Ok, a gente sabe que a Lorelai é tudo menos normal, mas isso não quer dizer que ter ela como mãe não seria algo extremamente legal, principalmente se você não se importar com ela te fazendo passar vergonha.

Lorelai é alguém a se admirar, uma mulher que engravidou aos 16 anos, saiu da casa dos pais logo em seguida a fim de começar a sua vida de forma independente deles, começou a trabalhar em um hotel onde conseguiu fazer uma carreira de sucesso e crescer profissionalmente, mais tarde abriu o seu próprio negócio.

Lorelai Victoria Gilmore, é interpretada por Lauren Graham, a jovem é filha de Emily e Richard Gilmore, que apesar de serem ricos, isso não fez com que sua filha fosse feliz enquanto morava com eles, Lorelai nunca se adaptou muito bem a esse estilo de vida.

Mesmo sem saber ao certo o que queria da vida, Lorelai tinha certeza de que não queria a vida que seus pais haviam planejado para ela.

Ela nunca se sentiu a vontade em meio ao estilo de vida deles, não se encaixava no mundo deles e das pessoas com as quais eles conviviam, nem com as viagens caríssimas, os jantares luxuosos, os bailes e as escolas particulares.

Lorelai chocou a sociedade - e enfureceu/decepcionou seus pais - ao engravidar de seu melhor amigo e namorado aos 16 anos e não querendo se casar simplesmente para constituir uma família.

Ela entrou em trabalho de parto e saiu por conta própria para ir ao hospital e ganhar a filha, mas depois do nascimento de Rory ela não morou muito tempo com os pais.

Mesmo durante a série é possível ver que Lorelai sempre foi uma mulher independente, que não gostava de depender de ninguém para nada, e quando resolvou que não iria morar com os pais ela logo pegou a filha e caiu na estrada, indo parar em uma pequena cidade a 30 minutos da casa de seus pais.

Lá ela começou a trabalhar e teve em Mia, a gerente, uma espécie de figura materna, assim como no chalé aos fundos do hotel o primeiro lugar que ela e Rory puderam chamar de casa. E vemos de forma muito marcate o quanto o hotel foi importante para ela como mulher, mãe e profissional.

Mas vem ver algumas coisas que aprendemos com essa personagem super querida...


Mulheres podem fazer qualquer coisa

Essa é uma das primeiras coisas que aprendemos com Lorelai é que as mulheres podem fazer o que quiser, afinal ela é mãe, filha, gerente, amiga, fã... e uma das personagens com a vida mais agitada de toda a série.

Ela gerencia uma pousada, cuida da filha, organiza eventos, frequenta show de rock e faz tudo mais que tem vontade, tudo quase sem restrição. Por isso que ela deu seu nome para a própria filha - afinal, se os homens podem, porque ela não?

Para tudo se dá um jeito

Sabe aquelas pessoas que conseguem resolver tudo, mesmo que aparentemente nem eles saibam o que fizeram, seja em casa ou no trabalho, Lorelai é uma dessas pessoas.

Não existe stuação que Lorelai não consiga resolver, por isso é fácil perceber que seus amigos e colegas de trabalho recorrem à ela quando a situação complica.

Não importa o quanto a situação é difícil ou dolorosa, sempre existe uma maneira de dar a volta por cima.

Tudo bem fazer piadas ruins e ninguém entender nada

Quem acompanha a série sabe que Lorelai é a maior piadista, mas ela tem um tom sarcástico que não é compreendido por muitos, o que acaba criando aquele silêncio constrangedor.

Não que isso seja um problema para Lorelai, o importante para a mulher é trazer um pouco de alegria para a vida dos outros, mesmo que sejam em pequenas doses diárias, por isso não se teve perder nenhuma oportunidade que aparece.

Ninguém é obrigado a viver em um relacionamento que não quer

Seja com um namorado, marido ou até mesmo com os pais. Para Lorelai vale muito mais ser feliz do que se sentir obrigado a agradar a sociedade e viver em um relacionamento infeliz.

Como uma garota queu ficou grávida aos 16 anos, ela viu seus pais acharem que ela deveria se casar com o pai de sua filha, mas não era isso o que a garota queria e para não ter uma constante discução com a família, ela não pensou duas vezes em sair da casa dos pais e se arriscar em um novo lugar. Assim como seu relacionamento com Max, que ela desisiu no dia da cerimônia por não ter certeza que aquilo era o que ela queria.

Não se deve ter medo de dizer o que pensa

Com a sinceridade como uma de suas características mais marcantes, Lorelai fala o que lhe vem na mente - o que é muita coisa em em uma velocidade absurda.

Sejam elogios, sentimentos, opiniões ou rancores, o fato é que ela não guarda para si, ela fala as coisas e depois arca com as consequências disso.

Personagens de filmes podem muito bem representar as nossas vidas

Uma coisa muito forte que Lorelai nos ensina é que não importa quem imita quem - na questão da vida e da arte - mas que existe uma ligação bem forte entre a realidade e a ficção que pode - e deve - ser relembrada constantemente.

Lorelai é o tipo de personagem que consegue manter uma conversa expressando seus sentimentos e pensamentos através de atitudes e situações vividas por personagens dos mais diversos filmes.

Devemos sempre respeitar a liberdade do outro - e exigir que a nossa seja respeitada

Lorelai não é aquela mãe que cria milhares de regras que devem ser seguidas por sua filha, pelo contrário, ele criou poucas regras pra filha, mas as duas desenvolveram uma relação de diálogo e sinceridade.

Mesmo não concordando, ela sempre procura respeitar as decisões alheias e vemos por vezes que ela procura se colocar na situação do outro. Assim como ela não se envolve nas escolhas das outras pessoas ela não admite que as pessoas interfiram nas suas decisões e escolhas, mostrando que é dona de si e esse é o melhor caminho.

Não devemos ter restições de comida

Não importa qual refeição é, ou se essa comida vai estar aompanhando uma maratona de filmes, Lorelai não vê problemas em se deliciar com as melhores comidas que conseguir encontrar.

Seja saindo para comprar uma simples pipoca e voltado com a maior variedade de doces e chocolate, ou em um café da manhã na lanchonete com os pratos mais deliciosos, uma coisa que percebemos é que a personagem come o que der vontade e na hora que dá vontade.

Deixe sempre sua criança interior viva

Não importa o quanto Lorelai goste de filmes bobos, brincadeiras, propor programas divertidos para os finais de semana, participar das tradições da cidade...

Quando o assunto é sério, mesmo que faça seus comentários sarcásticos, ela sabe ser madura e enfrentar a situação com a seriedade necessária.

O café pode melhorar seu dia

A maior lição que podemos aprender com a série, que é reforçada a cada episódio, é que não importa o que aconteceu no seu dia ou o quanto ele está ruim, uma grande xícara de café pode ser a chave da felicidade.

Afinal café é uma coisa que corre no sangue das Gilmore e não poderia ser esquecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design