Como ler muitos livros em pouco tempo... Parte 1


Vamos ser bem sinceros, se você é do tipo de pessoa que está acostumada a ler bastante, com certeza já ouviu frases como "mas ler é chato", "não sei como aguenta ficar tão envolvido com livros", "livros são caros", e mais vários tipos de frases como essas, e não adianta tentar ir contra o pensamento dessas pessoas, elas nunca vão concordar com os seus argumentos.

Sabemos que no Brasil - dados de acordo com pesquisa - 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, isso se mostra um ponto bastante assustados se pararmos pra pensar bem, a média de leitura do brasileiro é de 4 livros por ano - mas sabemos que tem muita gente que vai muito além disso, que leem mais de 4 livros por mês, quem dirá no ano. 



Só posso dizer que se você ainda acha ler uma coisa chata e não consegue se ver completamente envolvido por uma história, talvez você ainda não tenha encontrado aquele livro que vai despertar o seu interesse pela leitura, acredite, isso é mais comum do que se imagina, principalmente quando muitas vezes nos vemos presos somente a livros que são passados por professores, mas acredite, um dia você pode pegar um livro que vai mudar tudo isso.

Acredite, aos poucos vocês pode aprender a se deixar envolver por esse mundo mágico dos livros, e você pode passar a se encantar com esses objetos feitos basicamente de papel, tinta de impressora, criatividade e amor.


Mas vamos lá, enquanto algumas pessoas não conseguem ler tanto, outras leem bastante, e para conseguir isso é preciso organizar uma rotina de leitura, caso contrário você pode acabar ficando um pouco perdido em meio a tantos livros, afinal, a vida de todo mundo é corrida e podemos ficar sem saber como conciliar a leitura em meio a essa rotina.

E falar de hábitos e rotinas é algo muito complicado, já que isso depende muito de cada pessoa, mas existem algumas dicas que podem ajudar a mudar um pouco essa realidade ou não.


Defina metas: Nem todo mundo gosta de metas, isso é um fato, simplesmente porque quando definimos uma meta – seja de leitura ou não – nos sentimos na obrigação de cumpri-la. Então nada de criar uma meta como as de início de ano que nunca são cumpridas, por isso uma dica é tentar não criar metas do tipo “vou ler X livros esse ano”, tente algo mais simples e fácil de cumprir como “vou dedicar X minutos do meu dia para leitura”, depois das metas definidas, tente cumpri-las, isso vai ajudar muito na sua rotina de leitura.


Não exagere: Ainda falando de metas, ok, já vimos que elas podem te ajudar a organizar a sua rotina de leitura, mas não exagere, porque isso pode te deixar ansioso – e querer cumprir a meta de uma vez – e se não conseguir chegar nem na metade da meta pode ter deixar frustrado. Por isso continuo com a minha opinião de metas de tempo não de livros, e se ver que não está conseguindo cumprir aquela meta, não se sinta culpado, diminua ela um pouco, o importante é se manter fiel aquilo que se propôs a fazer.

 
Se organize: Quem gosta de ler normalmente também gosta de organizar a sua estante, não tem como negar isso, mas as vezes a correria nos impedem de separar os livros como “Lidos / Quero Ler” entre vários outros ‘status’ que podemos criar. Por isso acho que o Skoob é uma ótima opção, o site é uma rede social de leitores e se trata de uma estante virtual, onde além de colocar os livros, você pode avaliá-los, ler e postar resenhas, e adicionar outras pessoas como qualquer outra rede social, com base na sua estante e da outra pessoa, o site ainda te mostra a compatibilidade de vocês com base nos gostos literários. Sabemos que o tempo de todo mundo é corrido, e sim, existem responsabilidades com trabalho, estudo e casa, mas sempre dá pra sobrar um tempo mínimo para a leitura, procure aproveitar esse tempo.


Procure conversar sobre livros: Acredite ou não, mas isso pode fazer muita diferença. Conversar sobre livros muitas vezes te faz ter a vontade de ler a respeito daquele assunto, para que você tire as suas próprias conclusões sobre o que a história fala, sem de fato ficar preso ao que ouviu uma ou outra pessoa falar. Tudo bem se talvez os seus amigos não compartilhem desse seu amor pela leitura, hoje é bem fácil conseguir outras formas de encontrar gente para falar de livro com você, o Facebook está cheio de grupos para discutir sobre livros - ou autores específicos -, alguns até com a presença de autores e muitos desses grupos tem um ou outro grupo no Whatsapp, então sim, é fácil encontrar gente pra discutir esse assunto com você. Se quiser deixa seu comentário aí em baixo que a gente discute sobre livros por aqui também... =)


Não se compare com outros leitores: Assim como cada um tem a sua rotina, cada pessoa também tem o seu ritmo de leitura, então não fique triste se você percebeu que uma outra pessoa conseguiu o triplo de livros que você. Afinal, ela pode estar com uma rotina muito mais tranquila para encaixar as leituras e por isso é natural que ela tenha lido mais coisas, aos poucos você vai se acostumar e acabar aumentando o seu ritmo, vai que um dia você alcança essa pessoa.

 
Procure sempre ter um livro por perto: Assim você consegue aproveitar toda oportunidade que tiver para ler um pouco, e matar a sua curiosidade sobre o que acontece no capítulo seguinte, como também tem uma saída para momentos de tédio, quando simplesmente parece que o tempo não quer passar. 

 
Tenha livros de cabeceira: O seu dia pode ter sido extremamente cansativo, mas não se prenda a isso e ache que ele acabou sendo só isso, quando deitamos muitas vezes a mente fica bem mais tranquila e nem sempre o sono vem tão rápido, muitas vezes dá para aproveitar esse tempinho e tentar ler um pouco - mesmo que seja só um capítulo - já que aquele livro ao lado da sua cama vai estar ali te fazendo companhia, despertando a sua curiosidade sobre o que vai acontecer nas páginas seguintes e pode ser que ele te salve naquela noite que bate uma insônia.


Leia com calma: Tudo bem que muitas vezes quando alguém quer mostrar pros outros que lê bastante, o primeiro pensamento da pessoa é na quantidade de livros, mas antes de pensar nisso, pense em o que você conseguiu absorver de cada uma das histórias, o que elas acrescentaram pra você? É aí que percebemos que a quantidade não é tudo, então leia com calma para entender o que aquela história está querendo te passar e não só para fazer número.


Sempre que puder... Leia: Por mais que muita gente não perceba, sempre temos tempo para ler algumas páginas de um livro, seja em uma sala de espera do médico, um ponto de ônibus, na fila do supermercado, dentro do metrô lotado, o fato é que sempre podemos ler algumas páginas nesse momento, é só estar precavido e ter um livro com você.

Além de tudo isso que foi mencionado, e mais importante que tudo isso, é preciso gostar muito de ler, afinal, se for aquela coisa forçada com certeza o livro não vai atingir objetivo e você vai continuar achando uma coisa extremamente chata, então para criar esse hábito procure começar a ler por um tipo de livro que você goste - no meu caso sempre prefiro fantasia - a partir disso procure autores que você gosta de algo - mesmo que seja a adaptação cinematográfica de algum livro - e tente começar por aquela história, aos poucos você pode acabar ficando muito mais envolvido no livro do que imaginava ser capaz. Claro que essas não são todas as dicas que podemos dar a vocês a respeito disso, mas não se preocupe, vamos voltar a falar disso. 
 
Para ser sincera, sempre vai ter um livro que talvez você não goste enquanto a maioria das pessoas vai amar, isso é normal, afinal, não dá pra agradar a todos sempre não é?! E isso acontece não só com livros mas também com filmes, músicas, séries, e não te impede de ir atrás de outro que lhe agrade mais, então simplesmente não deixe que um livro ruim te limite a definir se gosta ou não, se aquele não te agradou, tudo bem, vamos para outra leitura... 
 
Mas conta pra gente se você faz parte desse média de brasileiros que lê pouco...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design