[Resenha] Os Contos de Beedle, o Bardo - J. K. Rowling

Título: Os Contos de Beedle, o Bardo 
Autora: J. K. Rowling
Páginas: 108
Editora: Rocco
Lançamento: 2008
Nota: 4/5
Skoob
O livro, que aparece em 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling.
Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter - que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios, e foi traduzida para 65 idiomas. Leitura obrigatória para os milhares de leitores que se sentiram 'órfãos' com o fim da saga do bruxinho.
"Fingiu cumprimentar os três irmãos por sua magia, e disse que cada um ganharia um prêmio por ter sido inteligente o bastante para lhe escapar."

O livro Os Contos de Beedle, o Bardo é mencionado nos livros da série Harry Potter como um livro onde é possível ler histórias para crianças - os contos de fadas. Nesse livro somos apresentados a cinco histórias diferentes que apresentam um caráter humano e mágino, com mensagens que levam o leitor a pensar sobre questões morais e sociais, contudo o livro ainda conta com as observações e comentários de Alvo Dumbledore.

Os cinco contos que compõem o livro são: O Bruxo e o Caldeirão Saltitante; A Fonte da Sorte; O Coração Peludo do Mago; Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante; O Conto dos Três Irmãos.

Mas de forma bem rápida vamos resumir do que se tratam os contos:
O Bruxo e o Caldeirão Saltitante
- através de um caldeirão herdado, um filho dotado de personalidade egoísta recebe uma poderosa lição de seu pai já falecido e de personalidade oposta ao filho.
A Fonte da Sorte - Quatro azarados - três moças e um cavalheiro - são escolhidos para entrar em um jardim e disputar a chance de se banhar em uma fonte que prometia dar-lhes sorte pelo resto da vida.
O Coração Peludo do Mago - Um jovem especialista em magia defensiva, julgou o amor como uma forma de fraqueza e recorreu ao uso de magia negra para se proteger de tal sentimento. Até o dia que resolve escolher uma esposa. A história termina tragicamente e deixa uma lição poderosa aos jovens bruxos.
Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante - Um rei decide que seria o único a ter poderes mágicos - mesmo não tendo um pingo de sangue mágico nas veias. Decide caçar todos as bruxas e bruxos do reino ao mesmo tempo que procura um "instrutor". Acaba atraindo um charlatão tão trouxa quanto ele. O conto também envolve uma bruxa animago.
O Conto dos Três Irmãos - Três rapazes que conseguem enganar a morte. Fingindo cumprimentá-los, a Morte os presenteia com as Relíquias da Morte: a capa, a pedra e a varinha. Para logo, dois deles, serem enganados pela mesma.

Além das histórias o livro ainda tem algumas pequenas ilustrações, como os livros de contos de fadas trouxas, mostrando que os dois mundos gostam de se envolver com histórias fictícias para passar valores às crianças, mesmo se tratando de histórias completamente diferentes, já que nas escritas por Beedle, quem possui magia não é necessariamente o vilão da história.

O livro tem uma diagramação ótima, se trata de um livro curto e bem gostoso de ler, as histórias mesmo curtas são empolgantes, principalmente se levar em conta que são histórias a serem contadas para crianças bruxas, e a capa do livro passa a impressão de que está suja por se tratar de algo velho, o que torna o livro mais bonito aos olhos dos fãs. O livro é um ótimo complemento para os fãs da série Harry Potter, mas não leia o livro antes de ter concluído a série de sete livros, já que a introdução pode acabar te dando um spoiler gigantesco. Caso contrário, bem vindo novamente a esse mundo mágico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design