[Resenha] E Se... - Superinteressante

Título: E Se...
Autor: Superinteressante
Páginas: 214
Editora: Abril
Lançamento: 2015
Nota: 2/5
Skoob
E se...
... O Big Bang não tivesse acontecido?
... os neandertais ainda estivessem vivos?
... a água do oceano fosse doce?
... o teletransporte existisse?
E se...
... a humanidade só tivesse um sexo?
... os homens também menstruassem?
... a venda de órgãos fosse liberada?
... todo mundo fosse vegetariano?
E se...
... o mundo inteiro tivesse só um governo?
... acabasse toda a água do planeta?
... todos os carros fossem elétricos?
... as drogas fossem legalizadas?
E se...
... o Brasil vendesse a Amazônia?
... acontecesse um acidente nuclear no Brasil?
... São Paulo se separasse do resto do país?
E se...
... o final de semana tivesse três dias?
... Ayrton Senna não tivesse morrido?
... ninguém nunca morresse?
... usássemos 100% do cérebro?
... nunca precisássemos dormir?
E mais 66 cenários fantásticos, construídos a partir de dados científicos e fatos históricos reais.
"E se não fossem só possibilidades? E se nossos questionamentos fossem mais que simples suposições?"

O livro E Se... é uma publicação da revista Superinteressante onde se tratam pontos importantes de questionamentos feitos pelas pessoas, as respostas são baseadas nas melhores reportagens feitas nos últimos 15 anos, o conteúdo foi revisto e está atualizado, o livro foi lançado no Brasil pela editora Abril, são 214 páginas divididas em 7 categorias e 86 cenários diferentes de possibilidades e questionamentos.

Todo mundo em algum momento da vida já se perguntou como as coisas seriam se algo fosse diferente, se aquilo não existisse, se as coisas fossem ao contrário. Esses questionamentos são algo natural das pessoas

O livro procura mostrar através de relatos de estudiosos como seria o mundo se as coisas fossem diferentes, para isso são abordados 86 possíveis cenários de situações inusitadas. Para ilustrar isso melhor, vamos falar de cada uma das sete categorias de forma individual.

A primeira categoria trata-se da Ciência, procurando mostrar como o mundo da forma que o conhecemos seria diferente se vivêssemos em outro planeta, não existisse gravidade, a terra não girasse, e outros questionamentos que podem ser explicados através de estudos, de teorias, de algo que possa ser respondido pela ciência. Seguida da categoria História que aborda temas já conhecidos e mostra uma realidade diferente do mundo que conhecemos caso os fatos históricos tivessem tomado outros rumos, mostrando como o mundo seria bem diferente do que é hoje se todos os fatos históricos que conhecemos tivessem outros resultados. Posteriormente vemos pontos relacionados ao Brasil e como as coisas no país seriam diferentes se algumas decisões tivessem sido diferentes e com isso muita coisa que conhecemos não seriam dessa forma.

Assim como as categorias anteriores as seguintes onde são abordados temas referentes a Mundo, Sexo, Corpo Humano e Curiosidades, seguem a mesma linha, de mostrar como o mundo seria completamente diferente a que conhecemos, que muitas vezes a tecnologia que conhecemos poderia ser algo bem diferente, da mesma forma.

Por fim é possível ver que essa é uma leitura interessante, e um tanto intrigante, já que o livro responde algumas perguntas que fazemos a nós mesmos quando mais novos, ele mostra a importância de alguns fatos terem acontecido, assim como nos faz conseguir imaginar como as coisas poderiam ser diferentes, mas de toda forma, um mundo totalmente diferente do que conhecemos.

E para quem ainda não leu: É um livro interessante que faz você repensar vários pontos de vista sobre os mais variados assuntos e ver novas possibilidades para tudo o que acontece ao seu redor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados @2016 - Programação: Algodão Doce Design